terça-feira, 26 de abril de 2011

Alemanha - Weimar

Difícil escrever, quando já faz mais de 1 mês que retornamos da viagem. Mas aos poucos, entre uma leitura e outra do mestrado, não resisto em atualizar todos os 5 blogs!

No 3º dia pela Alemanha, retornando para Frankfurt de carro, onde pegaríamos o avião de volta para o Brasil, fizemos uma parada programada na cidade Weimar, onde passamos uma noite no Hotel Leonardo. Chegamos de tarde e fizemos um pequeno tour pela cidade.


Extremamente conservada, é uma cidade histórica, onde vários filósofos e músicos famosos nasceram ou viveram como Bach, Goethe e Nietzsche. São vários museus, como o da Bauhuas e referências históricas arquitetônicas e culturais.


 Uma paradinha para comida típica não poderia faltar. 
Cerveja + linguiça no pão em plena pracinha no centro da cidade.


Já cansados da viagem, não tivemos pique de visitar museus, mas planejamos ir no dia seguinte num antigo campo de concentração - Memorial de Buchenwald. Passeamos por lojinhas e pelas ruas de Weimar, encerrando com uma bela cerveja alemã e com o prato típico schnitzel mit pommes.



No dia seguinte, acordamos cedinho para degustar o café-da-manhã especial do Hotel. E bem típico!!! Bacon, linguiças, molhos e ovos. (Só faltou a cerveja) Jamais comeria isso num dia normal, mas não deixamos de experimentar nada que fosse típico de lá!! E estava uma delícia!!!


Em seguida, fomos de carro conhecer o tal campo de concentração. Nada típico para uma lua-de-mel, mas necessário. E foi chocante! Não postei fotos do que vimos por lá, nas fotos, objetos e registros de todo horror, porque achei tudo muito forte.  Pedi pra irmos embora, porque todo aquele clima e sensação de sofrimento estava me fazendo mal. Não importa mais o que falam sobre o Holocausto, agora eu vi e senti o horror que foi. E percebi como as escolas levam alunos de ensino médio para ver tudo aquilo, talvez na tentativa de conscientar e não fazê-los esquecer do que aconteceu. As pessoas nem sorriem por lá. É um cemitério a céu aberto e sem corpos! Terrível!!


O nome da estrada que leva até lá é "Estrada de Sangue".



Encerramos nosso passeio, indo num memorial construído para os judeus, assassinados na 2ª Segunda Guerra Mundial. Apesar da tristeza, o dia estava lindo e a paisagem inspiradora, apesar de silenciosa.


De lanche, pretzel!!. Delícia!!


E uma voltinha no Shopping não poderia faltar, pra conhecer as novidades!!




Foi um passeio diferente! Pena o pique estar no final, mas vale a pena conhecer este outro lado da Europa. Tão dolorido, mas tão importante de conhecer. "Never again!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário