quinta-feira, 14 de abril de 2011

Palácio de Versalhes e Cinemateca Francesa!

Nosso dia começou cedinho!!
Pra acordar, tomamos um café e chocolate quente no Mac Donald´s no caminho do metrô.
E eu testei minhas novas maquiagens, tentando não esquecer das dicas da vendedora!
Dá pra notar o brilho do iluminador? haha

Tiramos fotinho na estação de metrô e fizemos comprinhas de camisetas (Paris J´ adore!), bolsas e echarpes para presentear amigos e parentes!

Estava um dia lindo, com céu bem azul e as paisagens são sempre lindas e marcadas pelos caminhos de árvores!

Como sempre, muitos turistas, ônibus e excursões de  escolas.
Além dos milhares de turistas, dividimos espaço com crianças e adolescentes, que circulavam com seus caderninhos de anotações e máquinas fotográficas, atentos às explicações das professoras e anotando cada detalhe do que viam!

Impossível tirar fotos sem aparecer a "turistada", por isso compramos o guia do palácio com fotos lindas dos ambientes internos e do famoso jardim feito para a extravagante Maria Antonieta (palavras da minha mamis arquiteta)!

Mas não poderíamos deixar de registrar esse momento com nosso jeitinho de sempre!

E fotos diferentes também não poderiam faltar!
Com tanta gente registrando o mesmo lugar, é necessária muita criatividade pra sair do lugar comum!! Poses com os pinheiros (ou coisa do tipo) foram as preferidas!

O lugar é lindo e enorme! Tem até ônibus para fazer um tour pelo jardim!

Nossa concentração foi nesse maior e mais florido, mas haviam outros níveis do jardim ao redor, que apenas registramos de longe.

Também achamos graça das pessoas fazendo cooper por ali.
Tem até vídeozinho disso! Hilário!

No final, visitamos a lojinha de souvenirs e tirei fotinhos de coisas legais que não levei!
Coroa de tecido bem bacana e bitoca dos fantoches de dedo rei e rainha!

Esse passeio levou toda manhã!
Lanchamos alguma coisa e partimos para Cinemateca Francesa, também de metrô e num caminho totalmente oposto.

Foi o lugar mais difícil de achar, por não ser ponto turístico e por receber informações erradas de pessoas nas ruas. Uns falavam que era pra um lado e outras diziam que era o lado oposto.

Depois de idas e vindas, finalmente encontramos uma placa indicando o lugar.

No caminho, ruas com nomes de importantes cineastas franceses.
François Truffaut (Nouvelle Vague) e Jean Renoir (impressionismo).

Na entrada da Cinemateca Francesa, cabine para tirar fotos com tratamento de filme por apenas 2 euros. Nos metrôs isso é bem comum e custa 5 euros.
São quatro poses seguidas e só descobrimos isso na terceira pose!
As fotos impressas ficaram hilárias!

Nosso tour começou pelo museu do cinema.
As fotos eram proibidas, mas conseguimos fazer alguns registros.

Abaixo registros de uma réplica da robô-Maria, utilizada no filme Metrópolis de Fritz Lang; cinematógrafo dos Irmãos Lumiere, que tem a altura da mão e um legítimo Oscar!

Aqui foto de um cartaz de alguma exposição antiga da Cinemateca do meu ídolo Georges Meliès, pai das trucagens no cinema e inspiração para muitas releituras com meus alunos!

Pausa para um lanchinho (baguete & coke) no jardim, coisa comum por lá e porque comer dentro da lanchonete é bem mais caro!! haha

Em seguida, fomos na exposição inédita do cineasta Stanley Kubrick.
Custa 10 euros (a parte da entrada da cinemateca) e reúne um acervo gigante de materiais dos principais filmes do diretor (se não de todos).

São roteiros rabiscados, cadernos de anotações, croquis, storyboard, partes dos cenários, figurino, fotos, recortes de jornais, vídeos, maquetes, frases do diretor em cada um dos espaços, exibição dos filmes, entre outras coisas super legais.

Infelizmente as fotos eram proibidas e o André conseguiu tirar algumas no escurinho.
Acho uma pena não poder fazer registro disso!

Os filmes principais eram:
O iluminado
Spartacus
Lolita
2001 - Uma odisséia no espaço
De olhos bem fechados
Nascido para matar
Dr. Fantástico

Eu realmente AMO o cinema!!! =)

Depois de um dia de passeios, cansados de tanto andar, fizemos um lanche baratinho, mais conhecido como "kebab" (+ fritas), de origem árabe (comum na Europa) e bem servido! Se eu soubesse que era tão grande, teria dividido com o André.

Nem consegui comer inteiro e estava bem gostoso!!!

Terminamos o dia com um passeio de bike no fim de tarde.
Dica maravilhosa!!! Vale a pena!!!

Decidimos ir de bike, depois que a estação anunciou um problema nas linhas e atrasou temporariamente os metrôs. Para não ficar esperando, resolvemos ir de bike.

Fomos presenteados com um pôr-do-sol lindo!!!
E além de assobiar músicas brasileiras no caminho (Garota de Ipanema), eu também gritava desesperada quando achava que estava fazendo algo errado "Baaaby, vou morreeeeer aqui!!", mas os carros dão total prioridade para as bikes.
As pessoas de bike respeitam os semáforos como os carros.
Eu fiquei meio rabugenta depois de nos perdermos nas ruas de Paris, procurando o caminho para o Hotel. Tadinho do meu marido, mas como sempre, super paciente!!

O que importa é que ficou uma lembrança especial!
O passeio valeu a pena por mostrar uma outra Paris, que não havíamos visto de metrô (subterrâneo) e que não tem ponto turístico para visitar.

Mercados, lojinhas, bares, fachadas de letreiros brilhantes e o respeito no trânsito pelas bicicletas. Realmente, outro mundo!!